segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Análise sumária do jogo A.D.F. 3X0 S.C.E.Bombarralense

No passado sábado, realizou-se no campo de Á-dos-Francos o jogo entre a equipa da casa e o S.C.E.Bombarralense, jogo este, que terminou com uma vitória da melhor equipa por 3-0. O resultado justifica a exibição da equipa de A.D.F. que foi sempre superior em todo o tempo de jogo.
O jogo teve um início muito forte por parte da equipa da casa, que causou-nos algumas dificuldades principalmente através de cruzamentos para a nossa área. Num destes lances é assinalado um penalty contra a nossa equipa, que na minha opinião é mal assinalado. O penalty vai ao poste para bem da exibição do árbitro. Pouco tempo depois, A.D.F. marca golo depois duma recarga, seguida duma finalização realizada após um cruzamento. Na 1ª parte e em quase todo o jogo criámos poucas ocasiões de golo, muito por mérito do adversário, que soube pressionar, ocupar espaços e revelou excelente coordenação coletiva. Assim, não conseguimos dar intencionalidade ao nosso contra-ataque em quase todo o jogo. É importante referir ainda que a equipa de A.D.F. enviou outra bola ao poste na 1ª parte do encontro.
A 2ª parte do jogo não teve uma história muito diferente da 1ª. A equipa de A.D.F. dominou o jogo e criou mais algumas situações de perigo. O 2º golo derivou de uma passe de ruptura para o médio esquerdo de A.D.F. que fez uma diagonal e finalizou muito bem a jogada, realizando um remate forte. Neste periodo do jogo, a equipa da casa fez alguns remates de longe, num dos quais marcou golo por intermédio da sua médio-centro. A maior situação de perigo que conseguimos criar foi através dum remate de longe da nossa avançada.
A vitória do adversário foi justa porque foi sempre mais equipa e no âmbito tático-tecnico revelou-se claramente superior. O esforço das minhas jogadoras também tem que ser reconhecido, pois, apesar de sabermos que podiamos ter feito mais em termos exibicionais neste jogo, demos tudo o que tinhamos e acreditámos até ao fim que podiamos disputar o resultado.

O treinador, Miguel Caetano

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Análise sumária do jogo S.C.E.Bombarralense 1X4 Belenenses

No último fim de semana realizou-se no Bombarral, o jogo entre o S.C.E.Bombarralense e o Belenenses, equipa que ocupa o 2º lugar na tabela classificativa do campeonato distrital de futebol de 7.
A vitória do Belenenses foi justa mas o resultado foi claramente exagerado na minha opinião. O S.C.E.Bombarralense realizou uma boa exibição. É verdade que o estado do campo (com muita água, dificultando a rotatividade de bola) nos ajudou, já que, em termos do somatório da qualidade individual das jogadoras de ambas as equipas, a nossa equipa é inferior, logo, perante um campo que não favorece a tecnica individual, a equipa teoricamente mais fraca é beneficiada. Por outro lado, o facto de jogarmos com uma jogadora de campo a guarda-redes (as nossas guarda-redes encontravam-se indisponíveis), tendo esta só realizado um treino antes do jogo a guarda-redes e o facto das oportunidades de golo entre ambas as equipas terem sido um pouco similares em termos quantitativos só valoriza a nossa exibição.
O início de jogo foi dominado pelo adversário. A mobilidade da equipa do Belenenses confundiu-nos as marcações, de modo, em que por alguns momentos cheguei a pensar: o adversário está a jogar num sistema de jogo que não é o seu habitual? aquela desorganização é uma desorganização organizada ou uma pura desorganização? Deste modo, o Belenenses teve facilidade em conseguir penetrar na nossa área, conseguindo encontrar espaços, o que aliado à passividade da nossa equipa tomando uma atitude preventiva em termos de contato físico na área (principalmente devido às condições do terreno de jogo), resultou no 1º e 2 º golo do Belenenses. Ambos os golos revelaram num primeiro momento boas desmarcações e passes e depois boa pressão recuperando a bola novamente e aproveitando ressaltos de bolas mal aliviadas. Depois de estarmos a perder 0-2, a nossa equipa dominou o resto da 1ª parte, criando boas jogadas de contra-ataque. Numa dessas jogadas, a defensiva do Belenenses recupera a bola, mas depois de uma infantilidade de uma defesa-central atrasando a bola para a guarda-redes, a nossa avançada, incansável na pressão recupera a bola e faz o 1-2 depois de um remate colocado. A 1ª parte foi equilibrada.
Na 2ª parte, tal como na 1ª, começámos mal. A equipa do Belenenses realizou alguns remates muito perigosos à nossa baliza. Depois, em duas jogadas tiradas a papel químico, a médio-centro do Belenenses fintou duas ou três jogadoras e na cara da nossa guarda-redes fez o 1-3 e o 1-4. Tal como na 1ª parte, melhorámos na parte final e também podiamos ter marcado mais um golo num de dois contra-ataques muito perigosos que realizámos. A vitória do Belenenses foi justa, principalmente pelo que fez na 2ª parte.

O treinador, Miguel Caetano 

SCE Bombarralense 1 - 5 Belenenses

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Análise sumária do jogo U.D.Turquel 2X4 S.C.E.Bombarralense

O U.D.Turquel saiu derrotado com a nossa equipa proveniente do Bombarral por 2 a 4 num tarde de frio e chuva em que o campo da equipa visitada não se encontrava nas melhores condições para a prática desportiva. O jogo foi muito intenso, com muitas disputas de bolas, algumas faltas, transições rápidas, velocidade de circulação de bola, etc...
Na 1ª parte do jogo, o Bombarralense foi mais equipa revelando uma grande coesão coletiva associada a uma boa eficácia em termos de concretização das oportunidades de golo. Nos primeiros minutos de jogo, o árbitro assinalou uma grande penalidade, quanto a mim duvidosa, a favor da nossa equipa. Foi assim que inaugurámos o marcador sem fazer muito por isso, através de uma excelente execução por parte da nossa defesa central. A ganhar por 0-1 fomos empurrados para o nosso meio-campo defensivo através do futebol direto e muito físico da equipa adversária. O domínio territorial na 1ª parte foi equilibrado. No entanto, em toda a 1ª parte a equipa adversária não criou oportunidades de golo, à excepção do golo marcado. Neste periodo de jogo houve alguns cantos para ambas as equipas e a partir dum destes lances de bola parada, chegámos ao 0-2 através de um cabeceamento da nossa defesa central. Foi um golo de excelente execução tecnica, só mesmo ao alcance de alguns. Passados alguns minutos, o U.D.Turquel beneficiou de outro canto. A bola foi recuperada rapidamente pela nossa equipa e numa situação de 2X2, a nossa médio ala dribla a adversária e percorre mais de meio-campo em sprint com a bola controlada até que perante a saída da guarda redes adversária coloca muito bem a bola junto a um dos postes, sem hipóteses para a guarda redes adversária. Logo após o nosso 3º golo, o árbitro assinalou 1 penalty contra a nossa equipa. Este penalty também foi bastante duvidoso. Na marcação deste, a jogadora do U.D.Turquel finaliza sem hipóteses para a nossa guarda-redes. Em suma, na 1ª parte defendemos bem mas podiamos ter produzido mais em termos ofensivos.
A 2ª parte do jogo foi totalmente diferente. A coesão evidenciada no tempo de jogo anterior não existiu e arriscámos demais sem necessidade. Por um lado é verdade que tivémos mais volume de jogo ofensivo, mas por outro lado, permitimos ao adversário situações de igualdade e inferioridade numérica em termos defensivos. Sendo assim, a 2ª parte do jogo foi equilibrada. Ambas as equipas tiveram algumas oportunidades de golo em que a taxa de aproveitamento destas foi semelhante. A nossa equipa chegou 1º ao golo neste periodo de jogo, através de um belo remate à entrada da área protagonizado pela nossa avançada. Posteriormente, a "equipa da casa" estabeleceu o resultado final em 2-4. Este último golo da partida, surgiu de uma bom cruzamento do lado direito do ataque do U.D.Turquel, ao qual uma jogadora adversária finalizou com sucesso ao 2º poste.
Na minha opinião, a nossa vitória foi justa. Embora não tivéssemos muitas mais oportunidades de golo em relação ao adversário fomos sempre melhores tecnicamente nos duelos individuais e praticámos sempre um melhor futebol, mais intencional, menos aleatório.
Tendo em conta que ganhar num campo com estas condições tem que ser sempre o objectivo principal independentemente da exibição, sinto-me satisfeito. No entanto, sei que podiamos ter feito mais em termos de tomada de decisão e posicionamento defensivo. Isto porque, sem tirar mérito ao adversário, senti que as dificuldades que a equipa do Turquel nos criou foram de nossa exclusiva responsabilidade. Ou seja, houve mais demérito nosso do que outra coisa.

O treinador, Miguel Caetano 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Análise sumária do jogo Regueira de Pontes 3X5 S.C.E.Bombarralense

No passado dia 6 de Fevereiro realizou-se a 3ª jornada do campeonato distrital de futebol de 7 feminino, que contou com as equipas do S.C.E.Bombarralense e da Regueira de Pontes. A nossa vitória foi expressiva principalmente em termos exibicionais, pois taticamente revelámos patamares de performance muio próximos daquilo que eu exijo e idealizo. No entanto, o caminho para a perfeição é longo e inatingível mas o que interessa é caminhar...E caminhando neste sentido estamos claramente diferenciar-nos como equipa das demais...
O jogo foi muito intenso devido em grande parte às condições logisticas do terreno de jogo. Começámos bem o jogo a dominar o meio-campo e muito organizados a atacar e os primeiros remates da partida foram da nossa autoria. Num desses remates, a nossa avançada marcou um golo de fora da área em que a guarda-redes adversária foi muito mal batida. Pouco tempo depois do nosso golo, é assinalado um penalty contra a nossa equipa, que quanto a mim é muito mal assinalado. Felizmente para a justiça desportiva a nossa guarda-redes fez uma defesa fantástica e evitou o golo. Num lance resultante dum lançamento lateral, a equipa da Regueira de Pontes fez o empate impondo justiça no marcador, pois, até ao momento não justificávamos estar a ganhar pelas oportunidades de golo que criámos. O golo adversário foi de total mérito da avançada da Regueira de Pontes, que posicionada entre as nossas centrais e dispondo de pouco espaço, conseguiu finalizar de primeira num gesto tecnico de bom nível. Através duma bola parada, a nossa defesa central rematou de forma impecável e chegámos ao 1-2, pouco tempo depois do nosso golo sofrido. Este golo deu-nos tranquilidade e a partir daí dominámos o jogo. Através de alguns remates de longe e jogadas nos corredores laterais, criámos boas oportunidades de golo e ganhámos alguns cantos. Noutro remate de longe fizémos o 1-3 por intermédio da nossa defesa central. Na 2ª parte tal como nos últimos 20 minutos da 1ª parte fomos superiores. Conseguimos ter mais posse de bola, criámos mais oportunidades de golo e anulámos quase todo o estilo de jogo da equipa adversária. O nosso 4º golo surgiu de uma jogada individual da nossa médio-centro que fintou uma adversária e rematou de fora da área, fazendo mais um belo golo. Aliás, para quem gosta de futebol, este jogo teve muitos e bons golos. A equipa da Regueira de Pontes, pouco tempo depois do nosso 4º golo, estabeleceu temporariamente o resultado em 2-4, através de uma boa jogada colectiva. A nossa avançada voltou a marcar neste encontro, através de uma boa jogada individual, em que fintou 2 ou 3 adversárias e finalizou bem dentro da área. O resultado final de 3-5 ficou definido num lance em que demos muito espaço no meio-campo, acusando alguma falta de concentração, permitindo ao adversário construir a jogada e finalizar de um modo facilitado.
A vitória foi justa e fiquei contente por esta, pois era muito importante ganhar este jogo em termos motivacionais depois da derrota na 1ª jornada. Parabéns ao meu team!

O treinador, Miguel Caetano

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011