quinta-feira, 31 de março de 2011

Análise sumária do jogo Boavista 2X4 S.C.E.Bombarralense

Mais um jogo, mais uma grande exibição, mais um bom espetáculo desportivo! Esta exibição da nossa equipa foi uma das melhores da época, se não, a melhor! No passado dia 26 de Março, venceu a equipa mais forte naquele dia, pois sinceramente, ainda não sei qual das duas equipas é a mais forte! Em termos classificativos os três pontos foram muito importantes pois permitiram-nos passar para o 3º lugar, no entanto, não nos podemos iludir porque do 3º ao 5º lugar a distância é muito curta e ainda falta muito campeonato e igualmente muitas surpresas poderão acontecer!
Quanto ao jogo, apresentámo-nos relativamente bem preparados, quanto à forma como podiamos anular os pontos fortes do adversário e aproveitar os pontos fracos deste. O último jogo contra o Boavista serviu para isso mesmo: aprender! A 1ª parte foi de grande nível, por parte da nossa equipa. Começámos o jogo a pressionar de forma muito intensa e coletiva, o que resultou em duas oportunidades de golo. Na primeira, a defesa central do Boavista perde a bola em zona proibida para a nossa avançada, que em zona priviligiada de finalização, falha escandalosamente. A segunda oportunidade resultou também duma perda de bola de uma das defesas adversárias, mas desta vez a nossa avançada não desperdiçou. Estava feito o 0-1. Neste periodo do jogo, a nossa organizacao e transição defensiva esteve muito bem revelando poucas falhas. O golo que sofremos foi através duma transição rápida do Boavista, no qual, surgiu uma das tais falhas, tendo em conta, aquilo que preparámos para este jogo. Assim, o golo do empate surgiu duma bola colocada nas alas, em que uma das avançadas do Boavista vai à linha de fundo e cruza, e a outra avançada finaliza com relativo espaço fazendo o 1-1. Na 1ª parte, em termos ofensivos o Boavista fez mais 2 ou 3 remates de longe à nossa baliza (é uma das principais armas desta equipa) mas todos estiveram controlados pela nossa guarda-redes. Neste periodo de jogo, a nossa equipa criou mais oportunidades em termos ofensivos, já que, soubemos circular a bola com qualidade quando foi necessário, as movimentações ofensivas estiveram coordenadas e revelámos uma superioridade tecnica em situações de 1X1. Numa dessas oportunidades de golo, a nossa avançada ganha um ressalto ao tentar a finta e posteriormente remata em zona frontal para o 2º golo do encontro. Este golo permitiu-nos chegar ao intervalo com o resultado favorável de 1-2.
A 2ª parte foi mais equilibrada. A nossa equipa começou a perder mais disputas de bola em consequência do cansaço e em termos de domínio territorial e oportunidades de golo registou-se um similaridade. A diferença notou-se sobretudo em termos de eficácia. Mas também é verdade que soubemos gerir os ritmos de jogo em muitos momentos do encontro. Numa jogada desenhada a partir de trás, jogámos na ala e depois no meio, onde, surgiu um grande golo rubricado pela nossa avançada. Esta recebe a bola à entrada da àrea, consegue arranjar espaço e executa um grande remate colocado. O golo que estabeleceu periodicamente o resultado em 1-3. Depois já perto do final do encontro, o Boavista consegue fazer o 2-3 no melhor golo do jogo. Num passe atrasado para a médio centro do Boavista, surge um remate muito forte e colocado executado a uma distância significativa. Sabiamos que não podiamos dar espaço a esta jogadora, pois, em termos individuais é a melhor jogadora da equipa do Boavista. Nas jogadas seguintes ao golo, a bola esteve em nossa posse na maior parte do tempo, e numa envolvência da nossa defesa central no ataque conseguimos transportar a bola para zona de finalização, permitindo à nossa avançada rematar novamente com êxito, fixando o resultado final em 2-4. Neste último golo fiquei com a sensação que a guarda-redes do Boavista foi um bocado "mal batida".

P.S. O resultado e a exibição foram muito bons mas há aspetos a corrigir para o próximo jogo contra esta equipa...Parabéns às minhas jogadoras pelo empenho, concentração e inteligência! Parabéns ao resto dos intervenientes no jogo!

O treinador, Miguel Caetano

terça-feira, 22 de março de 2011

Análise sumária do jogo S.C.E.Bombarralense 3X0 Maceirinha

No passado dia 19 de Março de 2011 disputou-se o primeiro jogo da segunda volta do campeonato distrital de futebol feminino. O resultado foi bastante diferente do jogo da 1ª volta, no qual, perdemos 3-2. Tendo em conta a nossa exibição, provámos que o resultado da 1ª volta acontece no máximo 1 vez em 10. Digo isto mas tenho todo o respeito pela equipa da Maceirinha, a qual está a realizar um excelente campeonato, também tendo em conta que é o ano de estreia da equipa em termos competitivos.
O início da 1ª parte (primeiros 5/10 minutos) revelou algum equilíbrio entre as equipas em termos de dominio de espaços. Esse fator pode estar associado a algum nervosismo da nossa parte, tendo em conta o que aconteceu no jogo da 1ª volta. Depois deste tempo inicial, começámos a dominar o jogo, revelando toda a nossa identidade coletiva. Fechámos linhas não deixando o adversário jogar, circulámos a bola quase sempre com muita qualidade e criámos oportunidades de golo através dum futebol ofensivo muito diversificado. Na 1ª parte tivémos algumas oportunidades, muitas das quais, não tiveram sucesso porque os remates ou foram travados pelo corpo das adversárias (que defenderam sempre com muitas jogadoras encostadas à área) ou foram defendidos pela sua guarda-redes, que uma vez mais defendeu muito bem. No entanto, conseguimos marcar através dum remate colocado da nossa avançada à entrada da área. É pertinente referir que a equipa adversária apenas fez um remate perigoso à nossa baliza neste periodo do jogo.
Na 2ª parte, a equipa da Maceirinha arriscou mais criando-nos mais dificuldades em termos defensivos mas também revelou menos solidez defensiva, facilitando a tarefa ao nosso ataque. Podiamos ter sofrido um golo em três situações, mais concretamente em duas jogadas com cruzamentos perigosos e numa jogada em que houve uma remate em zona "perigosa". Mesmo assim, neste periodo do jogo, continuámos a dominar o desafio. Outro facto revelador disso mesmo, foi a superioridade em termos de ocasiões de golo em relação ao adversário. Chegámos ao segundo golo, através dum remate colocado da nossa médio esquerdo, que aproveitou uma criação de espaço duma colega de equipa. O terceiro golo, surgiu duma assistência da nossa médio esquerdo para a nossa avançada que finalizou muito bem. Neste periodo do jogo, o nosso tipo de futebol alterou-se ligeiramente também porque nos adaptámos ao futebol que o adversário exibiu.

P.S. A equipa está a jogar bem e exibiu mais um bom espetáculo desportivo. Também é gratificante constatar nos jogos a evolução em relação ao início da época, tendo em conta as exibições coletivas. Agora vamos ver o que conseguimos fazer daqui para frente, pois o campeonato está mais competitivo em relação à época passada! 

O treinador, Miguel Caetano  

Mundial 2015 será no Canadá

A organização do campeonato do Mundo de futebol feminino de 2015, que vai ter pela primeira vez 24 equipas, foi hoje atribuida ao Canadá, anunciou o presidente da FIFA, Joseph Blatter.
"O Canadá já fez um grande esforço pelo futebol feminino e já demonstrou que é um grande organizador. O futebol feminino tem um futuro neste país", disse Blatter, referindo que os Canadianos tem 600.000 atletas federados e que o futebol feminino representa 43 por cento das inscrições da federação.
O Presidente da federação de Futebol do Canadá (CSA) Dominic Maestracci, ficou honrado pela escolha e considera que este " é o evento desportivo feminino mais prestigiante do mundo".
notícia: in Jornal Record

segunda-feira, 21 de março de 2011

Próxima jornada, 9ª - 26 e 27 de março

dia 26 de março

11h       GDRBoavista vs SCEBombarralense
15h30   GDPeso vs FC "Os Belenenses"
16h       A-dos-Francos vs CARegueira de Pontes



dia 27 de março

10h30  ACRMaceirinha vs UDTurquel


                                                           Boa sorte a todas as equipas !

SCEBombarralense "Veste a Camisola"

No passado dia 19 de março a equipa feminina do Bombarralense participou no evento "Veste a Camisola" d'O Jogo das Raparigas.  É um projecto nacional desenvolvido pela Associação Portuguesa das Mulheres no Desporto e tem como objectivo contribuir para o aumento da participação das raparigas e mulheres no futebol/futsal.
Como não podia deixar de ser o SCEB feminino participou ! Aqui está uma foto do momento.



sexta-feira, 18 de março de 2011

Análise sumária do jogo S.C.E.Bombarralense 2X2 G.D.Peso

O jogo entre estas duas equipas rivais foi equilibrado, intenso e foi sobretudo um grande espetáculo desportivo. O resultado foi justo pois as equipas alternaram o dominio de jogo entre a primeira e a segunda parte.
Em toda a primeira parte, a equipa do G.D. Peso na única vez que apanhou a nossa equipa desequilibrada marcou golo, revelando uma eficácia extrema neste periodo de jogo. Assim na primeira parte defendemos muito bem permitindo apenas alguns remates de longe que a nossa guarda-redes não teve dificuldades em agarrar, à excepção do golo sofrido, claro. Em termos ofensivos, soubemos circular a bola e soubemos desequilibrar na finta ou no remate quando as circunstâncias indicavam para tal. Assim, naturalmente chegámos ao 1º golo através dum remate de recarga da nossa médio esquerda e chegámos ao 2º golo através duma jogada individual da nossa médio centro, que fintou uma adversária e rematou cruzado fora da área. Ambos foram grandes golos. Neste período criámos outras ocasiões de golo mas não conseguimos marcar novamente. Em cima do intervalo, como referi atrás, o G.D.Peso aproveitou uma situação em que a nossa equipa estava desequilibrada e a sua médio centro conseguiu conduzir a bola de uma forma rápida e fez um passe que colocou a avançada adversária em boa posição de finalização. Esta não falhou, reduzindo o marcador para 2-1 numa altura muito importante em termos psicológicos para qualquer equipa que consiga marcar 1 golo neste espaço temporal.
A 2ª parte foi bastante diferente, pois defendemos pior. O G.D. Peso criou mais perigo em remates de longe através da jogadora que entrou ao intervalo, que recuava sistematicamente para receber a bola virada de frente para a baliza e rematar. Além disso, demos mais espaço à sua médio centro para jogar. Esta tentava desequilibrar através de passes de rutura para a médio esquerda (movimento bem treinado e sincronizado entre ambas) ou tentava ela própria ganhar espaço e rematar. Neste período do jogo passámos por momentos de grande aflição mas também nunca deixámos de criar perigo junto à baliza adversária. Assim, a 2ª parte foi marcada por a criação dum maior número de oportunidades de golo por parte da equipa adversária em relação à nossa, em que ambas as guarda-redes também mostraram a sua qualidade. O G.D.Peso marcou o 2º golo por intermédio da sua médio centro, que joga muito bem. Nesse momento concedemos a esta jogadora mais espaço do que o habitual, o que lhe permitiu executar um remate fora da área muito colocado, fazendo a igualdade no marcador. Até ao final, houve muita emoção e a vitória podia ter sorrido a qualquer uma das equipas. 
Na minha opinião, a minha equipa foi ligeiramente superior mas pelo que o adversário fez na 2ª parte tenho que aceitar o resultado.

P.S. Pela primeira vez desde a 5ª jornada do torneio de abertura (fase de grupos), a minha equipa apresentou-se na máxima força, pois, num passado recente tivémos problemas com lesões que afetaram jogadoras muito importantes. Sendo assim, agora que podemos contar com o contributo das jogadoras habitualmente titulares vamos tentar recuperar os pontos perdidos no campeonato distrital para tentar alcançar o nosso objetivo.
Parabéns às equipas pelo bom jogo de futebol! É destes jogos que o campeonato distrital de futebol feminino precisa! Taticamente ricos e competitivos!
Peço também desculpa em nome do S.C.E. Bombarralense à equipa adversária, pois, as balizas de futebol de 7 não estiveram prontas para serem utilizadas no aquecimento, no tempo exigido...

O treinador, Miguel Caetano