quarta-feira, 1 de junho de 2011

Análise sumária do jogo G.D.Peso 2X1 S.C.E.Bombarralense

O futebol por vezes não é justo e este jogo foi um exemplo disso. A equipa do G.D.Peso foi mais eficaz, por isso, ganhou o jogo, pois o encontro foi equilibrado e nenhuma equipa se superiorizou. Para este jogo tivemos muitas ausências e a equipa também se ressentiu disso, pois acusou algum desgaste na parte final do jogo e as guarda-redes que jogaram foram adaptadas à posição.
A equipa do S.C.E.Bombarralense começou melhor o jogo, criando oportunidades de golo nos primeiros 15 m. No entanto, não conseguimos marcar e a equipa do G.D. Peso marcou por volta do minuto 15 através dum passe de ruptura da médio centro para a médio ala, que apareceu isolada e fez o 1-0, no 1º remate à baliza da equipa adversária. A partir daí, a nossa equipa ficou mais intranquila acusando algum descontrolo emocional e a equipa do Peso cresceu no jogo, realizando alguns remates perigosos. O exemplo disso, foi o penalty que a nossa defesa central causou após uma "entrada de tesoura" meio na bola, meio nas pernas da jogadora do Peso. A equipa adversária aproveitou bem a oportunidade e fez o 2-0 mesmo perto do intervalo. Na 1ª parte apesar de termos criado oportunidades de golo, podiamos ter jogado melhor quanto à forma de criação de oportunidades de golo e quanto à nossa ligação meio campo - ataque.
Na 2ª parte alterámos a guarda-redes, e a equipa voltou a entrar bem. Marcámos o 2-1 nos primeiros 10 minutos através dum grande remate da nossa avançada. Este golo foi espectacular! Na minha opinião, neste periodo de jogo fomos ligeiramente superiores, mas como referi anteriormente não fomos competentes na finalização. Não se pode falhar duas situações de 2X1 em que se toma más decisões! No final do jogo, também acusámos algum desgaste pois só tinhamos 8 jogadoras disponíveis para jogar, o que por azar foi o jogo em que tivémos mais ausências. Até ao fim lutámos com todas as forças para colocar justiça no resultado mas não o conseguimos!

RESCALDO DA ÉPOCA: Com este resultado, acabámos por não conseguir atingir o nosso objectivo competitivo (3º lugar) e acabámos a época em 4º lugar dum total de oito equipas. Não conseguimos atingir o nosso objectivo porque todos falhámos (inclusive eu). A equipa não esteve unida em alguns momentos, as lesões de algumas jogadoras e indisponibilidade destas acabou por afectar o rendimento da equipa, a falta de empenho e atitude nos treinos de algumas jogadoras não foi o melhor, o facto de treinarmos à 6af (2 vezes por semana) não me permitiu tirar o melhor rendimento das jogadoras (há jogos ao sábado), as arbitragens tiveram influência na classificação geral pois fomos prejudicados nos jogos fora com a Maceirinha e com o Belenenses, etc. Há inúmeros factores que explicam a classificação. Também gostava de referir um exemplo que não é saudável para o futebol: No jogo entre a equipa do Belenenses e a equipa do Peso, a equipa do Belenenses já com o 2º lugar assegurado colocou uma jogadora de campo na baliza, facilitando a tarefa à equipa do Peso. Espero que a equipa do Belenenses tenha tido uma razão muito válida para o fazer porque isso é um desrespeito para com as equipas que disputam a classificação com a equipa do Peso.
Apesar de não termos conseguido alcançar o nosso objectivo competitivo, o mais importante é o que as jogadoras evoluiram e aprenderam em termos desportivos e pessoais! Já que sempre considerei a equipa como de formação pela média de idades e pela média do nº de anos de prática desportiva de futebol! Parabéns a todos os intervenientes do futebol feminino menos para os que não têm fair-play! Parabéns às minhas jogadoras!