quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Análise sumária do jogo Maceirinha 3X2 S.C.E.Bombarralense

A 1ª jornada do campeonato distrital opôs a equipa estreante da Maceirinha ao Bombarralense. O resultado foi muito injusto, tendo em conta que fizémos o suficiente para ganhar o jogo, refletido na diferença entre oportunidades de golo das duas equipas. No entanto tenho que atribuir também mérito ao adversário pela eficácia que apresentou neste jogo.
Na 1ª parte estivémos muito seguros a defender, pois só permitimos ao adversário um remate que embateu no poste, remate esse, que por ser feito a partir dum ângulo reduzido, permitiu à nossa guarda-redes controlar a trajetória da bola. Em termos ofensivos, faltou ligação entre corredores, faltou objetividade em zonas de finalização e faltou algum critério em termos de ângulos de ataque. Por isso, neste periodo apenas realizámos dois ou três remates perigosos à baliza adversária, em que um dos quais resultou num golo um pouco antes do intervalo.
A 2ª parte foi diferente. A equipa adversária faz o golo do empate no seu primeiro ataque realizado, através duma finalização em zona priviligiada, precedida dum grande passe para um espaço que não cobrimos bem. Nesta parte do jogo criámos variadas oportunidades de golo mais do que suficientes para ganhar o jogo mas os remates ou eram defendidos pela guarda-redes adversária (que esteve em grande), ou passavam junto aos ferros da baliza adversária. A excepção foi um remate após um canto a nosso favor, que nos concedeu a vantagem no encontro. Numa jogada semelhante ao primeiro golo do adversário, a nossa guarda-redes interveio com uma grande defesa. A cinco minutos do fim venciamos com todo o mérito mas eis que acontece o inesperado. Num canto a favor do adversário, sofremos um auto-golo. Após este golo sofrido, tivemos uma oportunidade flagrante para nos colocarmos novamente na liderança do marcador, pois, a nossa médio direita conseguiu fintar duas adversárias mas depois falhou o golo quando se encontrava isolada perante a guarda-redes. Em seguida, o adversário moralizadíssimo fez o 3X2 através duma boa jogada, em que também tivémos demérito pois estávamos desconcentrados. O futebol também é eficácia e nesta segunda parte pecámos nesse capítulo ao contrário da equipa da Maceirinha.
Jogar num campo pelado, cria mais dificuldades em termos técnicos do que jogar num campo de relva, logo, isso é sempre melhor para a equipa que teoricamente possuiu uma qualidade individual inferior, uma vez que as diferenças são atenuadas. Não estou a tentar arranjar uma desculpa para a nossa derrota, porque como disse anteriormente, fizémos o suficiente para ganhar mas é um facto relevante que afeta o rendimento de uma equipa, que não quis deixar de não referir.



P.S. Já depois do jogo, fui informado que houve um golo irregular da equipa da Maceirinha, pois, segundo o que me disseram, a bola tinha saido do terreno de jogo antes da equipa adversária ter marcado um dos seus três golos. Esta informação foi-me fornecida pelas minhas jogadoras. Elas disseram ainda que o árbitro no final do jogo foi falar com elas e disse que viu a bola sair do terreno de jogo e pediu desculpa pelo seu erro.
Mas se o árbitro viu o lance porque não tomou a decisão correta? Pelos vistos a corrupção evoluiu para um patamar em que as pessoas já não escondem que estão a favorecer determinada equipa. Só tenho uma palavra para isto: palhaçada!



O treinador, Miguel Caetano

1 comentário:

  1. Visitem o site sobre as Selecções Nacionais de Futebol Feminino em
    seleccoesnacionaisfutfem.com

    Força Portugal

    ResponderEliminar