domingo, 26 de dezembro de 2010

Análise sumária do jogo S.C.E.Bombarralense 1X3 G.D. Boavista

O jogo teve histórias diferentes entre o primeiro e o segundo período de jogo. Na minha opinião, o adversário foi ligeiramente superior e por isso mereceu a vitória. Os factores que estiveram na origem do nosso insucesso foram a nossa menor capacidade física, os momentos em que ocorreram dois dos golos do adversário e o sistema de jogo que o adversário utilizou (3X1X2).
Na primeira parte, a nossa equipa foi dominada na maior parte do tempo de jogo porque o sistema de jogo que o adversário apresentou surpreendeu-nos, assim, não nos soubemos posicionar defensivamente de forma adequada, o que aliado ao facto de termos estado mal na transição ofensiva causou insucesso em termos exibicionais. Resumindo, na primeira parte o G.D.Boavista trocou bem a bola na primeira fase de construção de jogo, fazendo-nos correr atrás dela e depois quando chegava perto da nossa área ou tentava passes de rutura através da sua médio centro para desmarcações das suas avançadas ou dava profundidade em zonas laterais do campo através de uma das suas avançadas, que esperava que a defesa lateral avançasse em progressão de bola para atrair marcação e depois fazia um movimento de diagonal causando-nos desequilíbrios.
O jogo começou praticamente com um canto a favor do Boavista, depois na origem desse canto, o adversário ganha uma segunda bola em consequência de um mau corte da nossa equipa e faz o primeiro golo no primeiro remate à nossa baliza por volta do primeiro ou segundo minuto de jogo. Já não é a primeira vez que isto acontece, sendo assim é imperial melhorar a concentração nos primeiros minutos de jogo. Depois deste golo, a atacar em organização falhámos muitos passes (isto aconteceu de forma anormal na nossa equipa ao longo de todo o jogo talvez porque foi a primeira vez que jogámos num relvado de relva natural e não nos soubemos adaptar a esse facto e talvez porque a estrutura do adversário impõe certos tipos de constrangimentos que não estamos habituados) e o adversário dominou o jogo da forma que já foi descrita em cima. Por volta do meio da primeira parte, sofremos um contra-ataque do adversário que foi bastante eficaz na sua concretização. Com o resultado em 0-2, finalmente conseguimos produzir algo em termos ofensivos, que se traduziu numa bola à barra e em alguns cantos ganhos. Quando o intervalo já estava quase a chegar, foi assinalada uma falta absolutamente patética, que nos impossibilitou de fazer o nosso primeiro golo porque do contacto a que o árbitro marca falta, resulta um ressalto de bola em que a nossa avançada se encontrava com a baliza aberta para marcar. Infelizmente isto faz parte do futebol mas custa bastante assistir a isto sem poder fazer nada, tendo em conta que era um golo importante para a nossa equipa.
Na segunda parte, alterámos o posicionamento defensivo, arriscámos mais, conseguimos pressionar o adversário de maneira diferente e com mais intensidade, tivemos mais posse de bola, criámos mais oportunidades, enfim, fomos melhores.
No entanto, a segunda parte não começou da melhor forma porque sofremos um golo novamente no primeiro ataque que o adversário fez à nossa baliza, numa situação de igualdade numérica em que a Juliana recebe a bola de costas, roda e finaliza muito bem. A partir daí, dominámos o jogo e viríamos a chegar ao primeiro golo, numa jogada bem elaborada em que a nossa médio centro finaliza após uma assistência vinda do corredor lateral. O nosso domínio de jogo não se fez sentir até ao fim do jogo porque as forças começaram a faltar à equipa, o que fez com que nos últimos dez minutos do encontro a partida fosse equilibrada pela primeira vez considerando um espaço de tempo de jogo. A nossa capacidade física não foi de acordo com as exigências da competição nos dois últimos jogos, o que pode ser explicado pelo facto de termos o plantel mais curto de todas as equipas que competem a nível distrital e pode ser explicado por uma questão de calendário, que não quero aprofundar em nome dos interesses da minha equipa.

P.S. PARABÉNS à minha equipa porque acredito que as jogadoras deram o máximo das suas capacidades e igualmente ao G.D.Boavista pelo excelente torneio de abertura que realizou!
No futuro, vamos querer atingir o terceiro lugar no campeonato distrital, pois temos condições para isso, resta trabalhar e acreditar que factores externos não interfiram na verdade desportiva!
Já agora gostava também de dar um conselho a todas as equipas que jogarem com o G.D.Boavista: preparem-se bem para anularem o sistema 3X1X2 pois é meio caminho andado para o sucesso!

O treinador, Miguel Caetano

2 comentários:

  1. Quero agradecer ao Miguel os elogios á minha equipa.
    Como eu já tinha comentado no final do jogo o valor das 2 equipas é muito igual e em todos os jogos que se realizarem entre as nossas equipas o resultado poderá sempre pender para qualquer uma das equipas.
    O que vai tornar os nossos jogos sempre bons de assistir.
    Nao queria deixar de comentar em relação ao lance em que o árbitro anula uma jogada de perigo iminente para a nossa baliza , como eu tinha dito no final do jogo , poderei concordar com o que o Miguel diz mas agora depende da interpretação do árbitro , porque um dos intervenientes do lance e que acaba por se lesionar é o guarda redes , o árbitro interrompe o jogo por esse motivo .
    Agora acho que nesse lance depende das interpretações de cada um.

    Mais uma vez quero dar os parabens á vossa equipa pelo bom jogo efectuado e desejo vos as maiores felicidades.

    Um abraço
    André

    ResponderEliminar
  2. Obrigado André!
    Em relação ao lance do árbitro, não vou alterar a minha opinião mas gostava de dizer que a tua postura como treinador revelando honestidade e fair play é muito saudável para a modalidade!

    Continuação do bom trabalho realizado!
    Abraço

    Miguel Caetano

    ResponderEliminar