terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Análise sumária do jogo U.D.Turquel 2X4 S.C.E.Bombarralense

O U.D.Turquel saiu derrotado com a nossa equipa proveniente do Bombarral por 2 a 4 num tarde de frio e chuva em que o campo da equipa visitada não se encontrava nas melhores condições para a prática desportiva. O jogo foi muito intenso, com muitas disputas de bolas, algumas faltas, transições rápidas, velocidade de circulação de bola, etc...
Na 1ª parte do jogo, o Bombarralense foi mais equipa revelando uma grande coesão coletiva associada a uma boa eficácia em termos de concretização das oportunidades de golo. Nos primeiros minutos de jogo, o árbitro assinalou uma grande penalidade, quanto a mim duvidosa, a favor da nossa equipa. Foi assim que inaugurámos o marcador sem fazer muito por isso, através de uma excelente execução por parte da nossa defesa central. A ganhar por 0-1 fomos empurrados para o nosso meio-campo defensivo através do futebol direto e muito físico da equipa adversária. O domínio territorial na 1ª parte foi equilibrado. No entanto, em toda a 1ª parte a equipa adversária não criou oportunidades de golo, à excepção do golo marcado. Neste periodo de jogo houve alguns cantos para ambas as equipas e a partir dum destes lances de bola parada, chegámos ao 0-2 através de um cabeceamento da nossa defesa central. Foi um golo de excelente execução tecnica, só mesmo ao alcance de alguns. Passados alguns minutos, o U.D.Turquel beneficiou de outro canto. A bola foi recuperada rapidamente pela nossa equipa e numa situação de 2X2, a nossa médio ala dribla a adversária e percorre mais de meio-campo em sprint com a bola controlada até que perante a saída da guarda redes adversária coloca muito bem a bola junto a um dos postes, sem hipóteses para a guarda redes adversária. Logo após o nosso 3º golo, o árbitro assinalou 1 penalty contra a nossa equipa. Este penalty também foi bastante duvidoso. Na marcação deste, a jogadora do U.D.Turquel finaliza sem hipóteses para a nossa guarda-redes. Em suma, na 1ª parte defendemos bem mas podiamos ter produzido mais em termos ofensivos.
A 2ª parte do jogo foi totalmente diferente. A coesão evidenciada no tempo de jogo anterior não existiu e arriscámos demais sem necessidade. Por um lado é verdade que tivémos mais volume de jogo ofensivo, mas por outro lado, permitimos ao adversário situações de igualdade e inferioridade numérica em termos defensivos. Sendo assim, a 2ª parte do jogo foi equilibrada. Ambas as equipas tiveram algumas oportunidades de golo em que a taxa de aproveitamento destas foi semelhante. A nossa equipa chegou 1º ao golo neste periodo de jogo, através de um belo remate à entrada da área protagonizado pela nossa avançada. Posteriormente, a "equipa da casa" estabeleceu o resultado final em 2-4. Este último golo da partida, surgiu de uma bom cruzamento do lado direito do ataque do U.D.Turquel, ao qual uma jogadora adversária finalizou com sucesso ao 2º poste.
Na minha opinião, a nossa vitória foi justa. Embora não tivéssemos muitas mais oportunidades de golo em relação ao adversário fomos sempre melhores tecnicamente nos duelos individuais e praticámos sempre um melhor futebol, mais intencional, menos aleatório.
Tendo em conta que ganhar num campo com estas condições tem que ser sempre o objectivo principal independentemente da exibição, sinto-me satisfeito. No entanto, sei que podiamos ter feito mais em termos de tomada de decisão e posicionamento defensivo. Isto porque, sem tirar mérito ao adversário, senti que as dificuldades que a equipa do Turquel nos criou foram de nossa exclusiva responsabilidade. Ou seja, houve mais demérito nosso do que outra coisa.

O treinador, Miguel Caetano 

Sem comentários:

Enviar um comentário